Por Adenor Gonçalves – Advogado, Jornalista e Teólogo
Há uma lenda entre uma comunidade indígena que retrata bem essa tentativa de escondermos os efeitos desta guerra.
Os adultos de uma aldeia costumavam sair sorrateiramente e seguir uma trilha na floresta onde encontravam um riacho cujas águas eram prateadas. Vendo seu reflexo na água o índio assegurava-se de que estava sozinho e contava, à sua imagem refletida, suas angústias e seus problemas. Muitos deles, se não todos, faziam isso. Mas não contavam para os outros. Um dia, duas crianças índias encontraram a trilha e se depararam com o riacho de águas prateadas. Ao verem o reflexo dos seus rostos fizeram a mesma coisa. Só que ao voltarem à aldeia, ao invés de esconderem, contaram para todo mundo o que tinham encontrado e como aquilo lhes fizera bem. A reação dos adultos foi muito ruim. Eles expulsaram as crianças da aldeia, pois elas descobriram e tornaram públicas as suas fragilidades.
O significado da lenda para os índios é que todo mundo em algum momento de sua vida se sente fragilizado e precisa de alguém para pedir ajuda. No entanto, a cultura humana interpreta como fraqueza depender de alguém ou de alguma coisa. Nós nos achamos autossuficientes, não precisamos de Deus e religião é apenas um anestésico para os problemas humanos. Satanás incutiu essa ideia na mente humana: depender de Deus é coisa de fanático. Assim é melhor para ele (o diabo), pois tem mais condições de destruir a raça humana, a coroa da criação de Deus.
Quando Satanás confunde os meios, formas e métodos para atingir a nossa fé, ele tenta com isso nos afastar de Deus. Se você não estiver reconciliado com o Pai por meio de Cristo, torna-se um derrotado. Pois não há como vencer o inimigo por meio da fé se não a receber do Senhor, pois Ele é o dono e o doador da única fé que vence o mundo.
Como derrotado, você ao exercer a sua função na sociedade, corre o risco de fazer tudo errado e prejudicar a raça humana de forma global. Portanto, só há um meio de vencer a guerra contra satanás, aliar-se a quem é mais forte: Deus. Enquanto o ser humano não admitir que precisa de ajuda, permanecerá como uma marionete nas mãos de Satanás. Ele sabe que está derrotado, mas quer levá-lo junto consigo para o inferno.
Portanto, para você vencer essa guerra você precisa se entregar totalmente nas mãos de Deus, saber que sua vida depende exclusivamente d’Ele, e, sem Ele, nada somos, nada temos, nada fazemos.
Adenor Gonçalves
Advogado, Jornalista, Teólogo e Escritor. Graduado em Ciências Administrativas, Ciências Jurídicas e Empresário.
Todos os direitos do conteúdo deste Site, blog, dos artigos, livros estão registrados e reservados ao seu Autor, na forma da Lei 9.610/98 e outras complementares. Sendo que o uso parcial ou total dos textos só podem ser utilizados com a devida autorização do autor.