William Franklin Graham Jr, mas conhecido como Billy Graham, foi um pregador Batista Norte-Americano considerado pelos historiadores o homem que falou para mais pessoas, pessoalmente, que qualquer outro pregador ou comunicador da história ao redor do mundo. Seus programas de rádio e televisão, cuja audiência superou os 2 bilhões de pessoas, ainda no final do século XX, se tornaram referência, reunindo famílias em torno da TV para ouvir suas mensagens, e levando milhares de pessoas aos Estádios e campos abertos para grandes cruzadas evangelísticas que se realizaram em 185 países, como um dos maiores pregadores da palavra de Deus no mundo. Foi também amigo pessoal dos ex-presidentes Richard Nixon, Bill Clinton, Dwight Eisenhower, Lyndon B. Johnson e George Bush, pai e filho.

O pregador da Palavra da Cruz  

A igreja que Graham pertencia não tem um Papa e nem mesmo seu sistema de governo é episcopal. Tradicionalmente não tem bispos, apenas pastores locais. São congregações independentes uma das outras e se relacionam através de uma Convenção. Os batistas são a denominação protestante mais importante dos EUA, chegando a reunir no final do século XX mais de 30 milhões de adeptos e quase um bilhão de pessoas no mundo.

Na 2ª Guerra Mundial, o mundo sofria o terror das bombas da Guerra Fria e a perseguição psicológica que assolava grande parte da Europa. Billy Graham pregava a graça de Deus como a única arma capaz de promover a paz que cura da alma e restaurar às Nações.  Ele chegou a escrever um livro baseado num dos seus famosos sermões, o “Mundo em Chamas”.

Um diplomata religioso.

Billy Graham por onde andava arrebanhava multidões e confortava corações com a mensagem do amor de Deus.  Assim se tornou famoso em todo o mundo. Chegou a ser capelão oficial da presidência, na Casa Branca, no Governo de Richard Nixon e  George W. Bush. Os discursos carismáticos levaram Graham a ser convidado para visitar vários países e ter encontro com líderes políticos como a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II.

Esteve no Brasil pela primeira vez na Assembleia da Aliança Batista Mundial em 1960, e pregou no Estádio do Maracanã onde reuniu cerca de duzentas mil pessoas.

A mensagem de Billy Graham era centrada na Cruz de Cristo. Elepregava a justiça de Deus baseando-se nos ensinamentos morais e eternos: os 10 mandamentos- e apresentava Cristo Crucificado, o único meio de libertar, salvar e purificar o homem. Ele era incansável em pregar Jesus Cristo como único e verdadeiro caminho.

Morte de Billy Graham

Nos anos 2000, Billy Graham, começou a apresentar traços do Mal de Parkinson, doença que se agravou até a sua morte em 2018.

Entre muitas autoridades de todo mundo que se pronunciaram no velório do evangelista, estavam o presidente Donald Trump que declarou: “O grande Billy Graham está morto. Não havia ninguém como ele!”

O casal Clinton enfatizou a postura do religioso e agradeceu a “bondade constante no encorajamento e nos conselhos que ele estendeu a eles.”

Eu tive o privilégio de conhecer esse grande homem, pregador do evangelho de Deus, e não canso de afirmar que ele foi um dos maiores pregadores da justiça e da graça de Deus.

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14

Leave a comment