Clarisse Lispector em suas inúmeras poesias e contos, destaca um texto que faz analogia à Esperança. Ela relata o pouso daquele inseto verde que na nossa infância víamos entrar voando e pousar silenciosamente na parede, no móvel, ou no nosso braço aguçando a curiosidade das crianças. Entrava sem pedir licença e nos tirava de pensamentos tristes: a esperança era sempre bem-vinda.
Escreve a escritora em um dos seus textos: “Aqui em casa pousou uma esperança.” E segue a poetisa: “esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim…” Esta metáfora poética nos faz refletir o quanto é importante a esperança em momentos de nossa vida. Não o pequeno e frágil inseto de cor verde que cada vez é mais difícil de vermos nos grande e barulhentos centros urbanos em que vivemos, mas agora este combustível de vida que alimenta-nos e nos mantém acordados.
Muitas vezes, diante das lutas da vida, não conseguimos ver o verde da esperança, e sim o cinzento da indefinição. Porém, quando estamos firmados na Palavra de DEUS , a despeito do que nossos olhos estejam vendo, a despeito do que estejamos experimentando, sempre haverá ESPERANÇA para aqueles que creem em Cristo .
A Esperança do verbo “esperançar” é o que nos faz, em meio ao cinzento céu e a tempestade, abrir o nosso guarda-chuva colorido. A esperança é ver apenas pequenos pontos de luz na escuridão e deixar-se iluminar por completo. A esperança é ter certeza que dos autos céus vem o nosso socorro para tentar outra vez, mesmo quando o mundo lhe diz para desistir.
Podemos perder muita coisa na vida, sentir-nos ameaçados por circunstâncias que somos culpados ou que a vida no traz sem pedirmos, mas a esperança é o contraponto de nosso desânimo quando pousa na nossa alma e alimenta nossa disposição. Ter esperança é ter a coragem de criar expectativas positivas, é pensar que sempre haverá uma saída, é saber que não há mal que dure para sempre.
Nesses dias indefinidos onde enfrentamos um inusitado que não planejamos e nem fizemos nada para lhe dar entrada, ter esperança é a certeza que após a negra noite vem sempre a aurora matinal. Quem tem esperança sabe que a qualquer momento coisas boas podem acontecer. O impossível se torna possível.
O profeta Jeremias – muito triste com o seu tempo e com a sua vida-, reclama com Deus, e Deus compreende a insegurança do profeta e responde: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. (Jeremias 29:11)
Manter a esperança viva em meio à tempestade é ter certeza absoluta que o sol logo brilhará, que o medo e a tristeza que nos levam para as profundezas dos vales se dissiparam e que Deus está pronto para transformar caos em jardim e fazer florescer um novo amanhã.
Pois a Esperança é vida e vem do Senhor. A esperança não morre, porque a nossa esperança é Jesus, que vive e reina para sempre!
Adenor Gonçalves
Escritor, Teólogo, Jornalista, Graduado em Ciências Administrativas,
Ciências Jurídicas e Empresário.
Todos os direitos do conteúdo deste Site, blog, dos artigos, livros estão registrados e reservados ao seu Autor, na forma da Lei 9.610/98 e outras complementares. Sendo que o uso parcial ou total dos textos só podem ser utilizados com a devida autorização do autor.