Adenor Gonçalves- Advogado, Jornalista, Teólogo.

A Organização Mundial de Saúde – OMS procura não fazer alarde, mas se prepara para uma possível pandemia do Coronavírus. Segundo A Carta Capital a OMS está levantando entre os países mais rico do planeta recursos para combater o Coronavírus, que ameaça se tornar uma pandemia. 

Está estimado em US$ 675 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões) os custos para combater o que, por enquanto, é uma epidemia de novo Coronavírus.  Este valor tem a finalidade de deter o avanço do vírus no mundo. Existe país que não possui estrutura para combater em grande quantidade o novo Coronavírus e isso coloca em risco o mundo. Segundo a OMS, cada país poderá receber uma porcentagem deste valor de acordo com a vulnerabilidade na resposta à epidemia. Para isso, a agência segue um protocolo que avalia a capacidade de preparação de cada país e separa em 5 níveis: o primeiro sendo o menos preparado e o quinto, o mais preparado.

Coronavírus

O que vem a ser esta ameaça que intranquiliza o mundo. Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, ou seja, falta de ar nas pessoas. Os primeiros Coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. Grande parte das pessoas podem já ter se infectado ao longo da vida por este tipo de vírus e nada ter acontecido, principalmente as crianças.  Segundo o canal Saúde da Fiocruz, os Coronavírus mais comuns que infectam humanos são o Alpha Coronavírus 229E e NL63 e Beta Coronavírus OC43, HKU1. O problema é que os vírus sofrem muitas mutações e podem chegar a uma outra espécie que a imunidade do ser humano não está preparada; o que está assustando o mundo e já matou 420 pessoas na China. Desse número apenas uma vítima foi nas Filipinas. 20.700 outras pessoas foram infectadas, a maioria sem gravidade.

Não há motivo de pânico

Apesar do grande movimento em torno do vírus, os procedimentos são preventivos. Tudo que está se fazendo é para que a situação não se torne uma pandemia no mundo. Por isso as autoridades de saúde internacional pedem a população que não amplie as notícias. As pessoas que estão sendo retiradas da China são para evitar contaminação e a quarentena é necessária para que se houve alguém infectado, o mesmo seja curado e possa voltar a sua vida normal.

Brasileiros são resgatados pelo Governo Brasileiro na China.

O Brasil mandou dois aviões para a cidade de Wuhan onde é o epicentro do novo Coronavírus. Segundo o Brigadeiro do Ar, Marcelo Damasceno, Comandante da missão de resgate, a previsão é trazer da China 34 brasileiros. O Governo diz que eles passarão por avaliação médica e só embarcará quem não apresentar sintomas da doença. Se houve algum brasileiro contaminado, ficará em tratamento sob os cuidados das autoridades médicas chinesas e supervisão da OMS e do Ministério da Saúde do Brasil. Toda a assistência será dada aos brasileiros na China.

Reação do mercado econômico no mundo

O maior impacto do Coronavírus- além das vidas humanas-, é a instabilidade nas bolsas Asiáticas.  O Coronavírus de Wuhan pode ter um impacto inesperado no crescimento mundial, em especial de produtores e exportadores de matérias-primas, como o Brasil. Por mais que a epidemia tenha propagação limitada em território brasileiro, o país estará vulnerável aos efeitos do surto no seu maior parceiro comercial

Todos os direitos do conteúdo deste blog, dos artigos, livros estão registrados e reservados ao seu Autor, na forma da Lei 9.610/98 e outras complementares. Sendo que o uso parcial ou total dos textos só podem ser utilizados com a devida autorização do autor.

Leave a comment