Adenor Gonçalves- Advogado ,Jornalista,Teólogo.

A graça de Deus se revelou ao homem através de Jesus Cristo. Graça, favor imerecido. Algo que recebemos de Deus no qual nada fizemos para receber. Essa imensa e maravilhosa Graça de Deus se manifestou na vida de um homem chamado Naamã, um general orgulhoso, prepotente e idólatra. Sua história está registrada na Bíblia no livro de II Reis, Capítulo 5.

Olhando com olhos meramente humanos, Naamã seria a última pessoa a merecer algum favor de Deus. Ele era um poderoso comandante do exército sírio, cheio de autoridade, comandava sua tropa com mão forte e muitas vezes foi algoz do povo de Israel e subjugou outras nações, mas por debaixo de sua farda imponente ele escondia um grande mal: a  lepra. 

Vamos recapitular a história,

Uma menina israelita trabalhava como escrava no palácio deste oficial e, um dia, ela disse a esposa de Naamã: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 2 Reis 5:3

Naamã foi contar ao rei da Síria o que a menina dissera e o rei o enviou juntamente com uma grande quantia de prata ao rei de Israel. Enviou uma carta dizendo “Estou te enviando meu oficial Naamã para que o cures da lepra”. Quando o rei de Israel recebeu Naamã e leu a carta ficou muito perturbado: – Ele pensa que sou Deus para curar alguém? Ele está procurando um motivo para se desentender comigo. Quando Eliseu soube que o rei havia ficado perturbado mandou essa mensagem: “Envia Naamã a mim para que a Síria saiba que há profeta em Israel.”

Naamã chegou à casa de Eliseu e este mandou um mensageiro dizendo:– Você deve se banhar no rio Jordão sete vezes. Quando fizer isso ficará curado. Mas Naamã ficou indignado com essa situação e disse:Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? 2 Reis 5:11,12

E começou a retornar para casa. Os seus servos, no entanto, tentavam dissuadi-lo no caminho dizendo: – Mestre, se o profeta tivesse te pedido algo difícil tu terias feito. Só porque ele pediu algo simples você o menospreza.

Então Naamã convencido foi ao Jordão e se lavou 7 vezes, sua pele se restaurou e se tornou como pele de criança. Ele e sua comitiva voltaram à casa de Eliseu: – Agora eu sei que não há Deus em nenhum outro lugar! Por favor, aceita meu presente! Mas Eliseu recusou-se a aceitar, embora Naamã insistisse muito.

Naamã pediu para que Eliseu deixasse ele levar duas mulas carregadas de terra para que fizesse um holocausto ao Senhor. Ele prometeu que nunca mais iria sacrificar para outro deus senão ao Senhor. Ao se despedir de Eliseu disse: Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu rei entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. 2 Reis 5:18. Eliseu respondeu:– Vai em Paz

O que essa história tem a ver comigo e com você?

1-  O General representa a humanidade: que nasceu limpa e se tornou leprosa, doente e miserável.

2- Em busca da sua cura foi a todos os médicos e curandeiros, mas continuava doente e só piorava. Buscamos sempre resolver primeiro os nossos problemas sozinhos., sem a ajuda de Deus.

3- Voltando de uma batalha  trouxe uma jovem israelita como escrava  e essa menina lhe apresentou a cura. As vezes a solução dos problemas vem de onde menos esperamos. E essa jovem representa os pregadores do evangelho de Cristo no mundo. Eles indicam o caminho da cura e da salvação,  mas a escolha é individual. 

5- O General Naamã escolheu ser curado. Precisamos fazer escolhas certas.

6- O rei não poderia curá-lo. Precisamos reconhecer que todo o poder emana de Deus.

7-  Elias, o profeta, representa a palavra de Deus. Quem a obedece alcança Graça, favor e misericórdia.

8-  O General obedeceu e foi ao Rio Jordão se lavar sete vezes. O Rio, aparentemente feio, sujo, de águas turvas e mal cheiroso, um lugar improvável para a cura. Mas Deus age no improvável. Precisamos crer que os métodos de Deus não são os nossos.  

9- As águas do Rio Jordão representam Cristo. Ele na cruz estava sujo, malcheiroso, desfigurado, mas o seu poder não estava em sua aparência porque ele era Deus. Estava no Seu ato de amor em salvar a humanidade carregando o pecado de todos sobre Si.

10 –  Naamã ao se lavar no Rio Jordão foi curado e purificado.  Cristo nos chama para nos banharmos e nos purificarmos em seu sangue, pois só depois de lavados no sangue de Jesus seremos salvos e curados. 

Quantas coisas aprendemos com Naamã. Como nossas histórias estão interligadas. A graça que alcançou Naamã está disponível a nós através da pessoa de Cristo Crucificado.

 Graça é estar na presença do Pai, entrar com ousadia no Santo dos Santos pelo novo e vivo caminho, não pelo sacrifício de animais, ou por sacrifício pessoal, nem por auto justificação, mas pela justiça do próprio Deus que nos amou e a si mesmo se entregou.

Hoje muitos estão leprosos da alma, sofrendo de lepra espiritual, separados de Deus. Faça como o general Naamã, creia e mergulhe no amor de Deus e seja curado na alma, no coração e no corpo e receba a Graça que  é a revelação de Deus que se fez carne, se esvaziou, tomou a forma de servo, e morreu na cruz por amor a mim e a você, amor incondicional.

Todos os direitos do conteúdo deste Site, blog, dos artigos, livros estão registrados e reservados ao seu Autor, na forma da Lei 9.610/98 e outras complementares. Sendo que o uso parcial ou total dos textos só podem ser utilizados com a devida autorização do autor.

Leave a comment